O que fazer para preservar sua lancha enquanto ela está parada?

 

Durante este período em que marinas estão parcial ou totalmente fechadas por tempo indeterminado, como medida de prevenção com relação ao contágio do coronavírus (COVID-19), muitas lanchas estão paradas tanto na água, quanto no seco.

Confira algumas dicas!

  • Esvaziar totalmente o tanque de águas cinzas;
  • Esvaziar o tanque de águas negras, seguindo o procedimento recomendado de limpeza do tanque, efetuando de 4 a 5 descargas para esvaziar totalmente;
  • Esvaziar o tanque de água doce. Após a finalização do esvaziamento, desligar o disjuntar da bomba de água doce;
  • Geladeiras, ice maker e adegas deverão ter seu interior descarregados de todos os mantimentos e bebidas. Secá-las com pano para remoção completa de umidade. Depois de terminar a limpeza, é importante deixar todos desligados no seu interruptor e com as portas abertas;
  • Deixar todas as portas e gavetas (de armários, quartos, banheiros, etc…) abertas para ventilação, exceto a porta de acesso ao salão e as de acesso às acomodações da tripulação;
  • Recolher toda a tapeçaria externa (incluindo do flybridge, se tiver), deixando as em pé. As almofadas devem estar afastadas umas das outras;
  • Não deixar nenhum acessório ligado, em qualquer hipótese, a partir de fontes como nobreak, pilhas ou energia solar;
  • Montar todos os fechamentos e, se aplicável, as capas do para-brisa e casario;
  • Fechar todos os registros de água salgada do casco: refrigeração dos motores, refrigeração do gerador, refrigeração do sistema de ar condicionado, sistema de água salgada para lavagem de corrente/âncora;
  • Fechar registros de saída dos tanques de diesel para os motores e gerador(es), quando aplicável;
  • Desligar todos os disjuntores, chaves de banco de baterias e desligar (remover plug) da tomada de cais;
  • Checar e, se necessário, reforçar amarras da embarcação – pier ou poita. Atentar-se à disposição das defensas, tanto para preservar o casco, como para não apoiarem nos vidros do casco;

A embarcação deve ser monitorada presencialmente pelo menos a cada 15 dias, seguindo os seguintes procedimentos:

  • Verificar porões dos motores e demais compartimentos quanto a existência de água, combustível, óleo, etc…
  • Ligar tomada de cais ou gerador e carregar bancos de baterias. É recomendável que o voltímetro do sistema de serviço indique valores acima de 13V, para sistema de 12V, e acima de 25,5V, para sistema de 24V, quando desligar o carregamento delas;
  • Arejar a embarcação abrindo (se aplicável) as janelas e portas do salão e gaiutas;
  • Inspeção geral da embarcação quanto a presença de água ou odor atípico;
  • Abrir e fechar todos os registros das linhas de diesel, água salgada de 3 a 5 vezes e deixar na posição “fechados” novamente após estes ciclos de movimentação;
Fonte: Revista Boat Shopping