Navegando em Represas: Capitólio-MG

 

Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade de Capitólio possui muitos atrativos naturais. Conhecida por muitos como o “Mar de Minas”, o Lago de Furnas é o principal atrativo do município que também possui o maior número de embarcações (barcos e lanchas) do estado de Minas Gerais.

A Hidrelétrica de Furnas, a maior represa do Brasil, foi inaugurada em 1963 para impedir um colapso energético e promover o desenvolvimento do país. A barragem represou o Rio Grande e criou o Lago de Furnas, com 1.440 km². E a pequena cidade de Capitólio, no sul de Minas, a 270 km de Belo Horizonte, às suas margens, “ganhou” gigantescos lagos de água verde-esmeralda que funcionam como uma verdadeira baía, com praias e condições excelentes para navegação, pesca e esportes náuticos. Tudo isso a 600 quilômetros do litoral.

As belezas da região são surpreendentes; em destaque estão os canyons que chegam a 20 metros de altura, além de grutas e cachoeiras como a da Lagoa Azul, que formam cenários incríveis, típicos de cartão postal.

Para apreciar todas essas belezas, a melhor opção é fazer um passeio: a bordo de lancha ou chalana. A infraestrutura náutica se desenvolveu muito e hoje na região existem iates clubes, marinas, condomínios e até casas com píeres e barcos. Aliás, há muitos, muitos barcos… desde lanchinhas de alumínio a iates de mais de 50 pés!

Além das cachoeiras e piscinas naturais, os esportistas podem se aventurar em montanhas com trilhas fascinantes, que podem ser exploradas por praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas, motociclismo e muitas outras modalidades do turismo de aventura; destacamos a Trilha do Sol, onde é possível praticar rapel e escalada, além de trekkings que conduzem às quedas do Grito e do Poço Dourado, perfeitas para nadar sem se preocupar com a vida.

E para quem gosta de uma trilha para apreciar o visual, vale subir até o Morro do Chapéu, a 1.293 metros de altitude. De lá, pode-se ver o Lago de Furnas e os municípios ao redor. Com tanta água, não é de se estranhar que a especialidade da região sejam pratos à base de peixe. As traíras e tilápias são preparadas até como churrasco. O tradicional frango caipira também faz sucesso, afinal, Capitólio “tem mar”, mas ainda fica em Minas!

 

NÃO DEIXE DE CONHECER:

Cachoeria Dicadinha:

Linda cachoeira, é pouco procurada pois fica mais afastada e não possui estrutura para visitantes. Localizada na região do Fecho da Serra.

 

Cachoeria Fecho da Serra:

Ótima opção para que busca se refrecar, possuí inumeros poços para banho além de trilhas que levam até uma das quedas que deságuam no lago de furnas. Fica as margens da rodovia sentido barragem e possui bar e camping.

 

Lagoa Azul:

A Lagoa azul está localizada as margens da rodovia MG 050 sentido barragem. O complexo possuí vários pontos para banho e duas belas cachoeiras, a primeira é a do Lago Azul com águas cristalinas e a de baixo deságua direto na represa. O local também é ponto de partida de escunas e lanchas que fazem passeios pelos canyons da represa de Furnas.

 

Morro do Chapéu:

Um atraente passeio ecológico a 8 km do Engenho da Serra Hotel & EcoResort. Do alto da montanha – onde pode se avistar o Lago de Furnas – há uma capelinha que abriga a imagem da N.Sra dos Desamparados. Os turistas devotos trilham o caminho do Morro do Chapéu para agradecer à santa milagrosa os amparos recebidos.

Uma trilha repleta de histórias. Ao longo do percurso, é possível ver os lajeados, chapadões e as muralhas de pedra construídas no início do século passado pelo artista e trabalhador rural Nestor Caetano. Essas muralhas eram utilizadas na época para delimitar propriedades, quando ainda não existia o arame farpado.

 

Parque Nacional da Serra da Canastra

A apenas 1 hora do Engenho da Serra está o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das grandes belezas naturais do Brasil. Nele encontram-se as nascentes do Rio São Francisco que, após se alinharem em pequenos córregos, formam piscinas naturais e a famosa Cachoeira Casca D’Anta, que possui 180 metros de altura.

Com fauna e flora exuberantes, o parque localizado a exatamente 70 km de distância do Engenho da Serra Hotel e EcoResort, é uma excelente opção de passeio para observar plantas nativas, flores de rara beleza e animais silvestres, como: lobo guará, tamanduá bandeira, o tatu canastra e o veado campeiro no habitat natural.

 

Fonte: BoatShopping / GuiaViajarMelhor