Confira essas dicas antes de comprar o seu barco.

Tudo o que você precisa saber para desfrutar sua embarcação.

Antes de sair navegando é preciso buscar habilitação para pilotar o seu barco, no caso de você ser o condutor, definir onde irá guardá-lo e se informar sobre os cuidados pra mantê-lo sempre em ordem. Confira as dicas abaixo:

 

Tipos de habilitação para a condução de embarcações

Ao solicitar a habilitação de Arrais-Amador, você poderá pilotar qualquer embarcação sem fins comerciais nos limites da navegação interior (rios, lagos, lagoas, represas, baías, enseadas etc), ou seja, em até meia milha náutica (aproximadamente 926 metros). É aceita na maioria dos países e tem validade de 10 anos, podendo ser renovada.

Para conduzir entre portos nacionais e estrangeiros, sem se afastar da praia, além de possuir a habilitação de Arrais-amador, é necessário obter a de Mestre-Amador. Depois, poderá tirar a de Capitão-Amador, que lhe permitirá navegar por onde quiser.

Como tirar sua habilitação

Você deve procurar a Delegacia da Capitania dos Portos mais próxima de sua casa e se inscrever para uma prova constituída de 40 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado, deve-se acertar a metade.

Para a inscrição, os seguintes documentos são necessários:

Formulário de inscrição preenchido.

• Cópia autenticada de RG e CPF (ou CNH).

• Cópia autenticada de comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone).

• Atestado médico que comprove bom estado psicofásico (físico, mental, auditivo e visual) e limitações caso existam. Pode ser emitido por qualquer médico.

• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Em “Serviços Administrativos”, escolha a opção “Inscrição em Exames de Habilitação de Amador”.

 

O candidato pode estudar sozinho, uma vez que o exame é teórico, mas existem boas escolas que além da preparação teórica para o exame ministram aulas práticas. BrMar e Escola Náutica.

Prepare-se e faça um simulado da prova.

Onde guardar a sua embarcação

Você poderá optar pelos serviços de uma marina, garagem náutica ou até mesmo guardar sua embarcação em casa. Confira as vantagens de desvantagens de cada opção.

Marina

Definida a região de sua preferência para a navegação, o aluguel de uma marina é uma ótima solução para uso mais freqüente, uma vez que você não precisará rebocar a embarcação ou colocá-la na água toda a vez que quiser navegar. Por outro lado, é preciso prever custos maiores de manutenção e o risco de seu barco ser atingido por outros, em manobras.

> Para saber mais, clique aqui e conheça algumas marinas no estado de São Paulo.

Garagem náutica

Existem opções variadas de guarda de embarcações em garagens de solo, geralmente localizadas próximas aos locais de navegação. O custo é menor do que o de locação de uma marina, mas deve ser previsto despesas para reboque e colocação e retirada do barco da água toda a vez que for utilizado.

Garagem doméstica

Para guardar a embarcação em uma garagem, é preciso ter um espaço para tal – que não precisa ser coberto, pois basta uma capa impermeável que possa ser colocada em cima do barco para protegê-lo das ações do tempo. Ter o barco por perto facilita sua manutenção.

Entretanto, muitos outros cuidados devem ser tomados. É preciso possuir uma carreta adequada para transportar a embarcação e a atenção deve ser redobrada nas estradas. Deve-se planejar as saídas, pois leva algum tempo para colocar e tirar o barco da água, um trabalho impossível de ser feito sem um ajudante. Além disso, nem sempre há rampas disponíveis para tal.

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O que você precisa saber sobre a manutenção de seu barco

Você comprou o barco, tirou a habilitação, já tem onde guardar. Agora sua maior preocupação deve ser com a manutenção. Confira aqui algumas dicas para evitar surpresas desagradáveis na hora de sair para aquele passeio há muito esperado.

Antes de tudo, é importante estar em dia com as revisões preventivas, que devem ser feitas a cada 6 meses para a troca de peças desgastadas. Em especial o anodo de sacrifício, que protege o motor de corrosões – este que, aliás, deve ser ligado semanalmente para que os bicos injetores não entupam. Boa parte dos problemas são causados pela falta de uso.

Nunca deixe gasolina parada por mais de 15 dias no tanque, pois ela se torna um líquido corrosivo ao reagir com a água condensada no compartimento.

Antes de dar a partida, confira se o manete não está engatado e se há combustível. Por mais bobos que pareçam, são descuidos freqüentes.

Assim que o barco sair de águas salgadas, é necessário “adoçar” o motor. Para tal, basta colocar uma mangueira na entrada de água (chamada rabeta), dar a partida e deixar funcionando por 10 minutos em marcha lenta. Não acelere, pois fazê-lo fora da água pode afetar os rolamentos. Veja o vídeo completo sobre como é feita a manutenção de um barco do nosso canal no Youtube.

A manutenção do casco também não deve ser deixada para trás. É aconselhável lavá-lo uma toda vez que sair da água com água e detergente ou sabão neutro, e secar bem. Mensalmente é aconselhável aplicar uma camada de cera sobre toda a superfície. Se o barco ficar em vaga molhada, é recomendável retirá-lo de vez em quando para limpar o casco abaixo da linha da água. Nunca utilize esponjas ou palhas de aço, pois podem arranhar ou formar manchas de ferrugem irremovíveis.

Para uma boa manutenção, o ideal é seguir as recomendações do fabricante e estar sempre atento ao funcionamento de cada parte de sua embarcação, fazendo checagens periódicas.