Proa aberta ou cabinada. Qual o melhor para quem está começando?

 

Escolher o primeiro barco nem sempre é fácil. Para te ajudar nesse importante momento,
relacionamos os modelos de barcos indicados para quem está fazendo sua entrada no  mercado náutico.

Proa aberta ou cabinada

Antes de tudo, você precisa escolher qual o tipo de barco certo para você. A maioria dos especialistas aponta as lanchas de até 30 pés como ideais para a primeira navegação, mas, mesmo assim, ainda há de se escolher entre um modelo com proa aberta ou cabine.

Alguns fabricantes salientam que existe uma certa “fantasia com relação ao barco cabinado”; onde os clientes geralmente pensam nas seguintes situações:

• Pernoitar no barco;
• Colocar a família na cabine no dia em que enfrentar uma tempestade no mar;
• E usar a cabine como apoio, especialmente no caso de ter crianças pequenas a bordo.

Segundo os mais experientes do mercado náutico, em 90% dos casos, as situações 1 e 2 não acontecem. A primeira, porque pernoitar no mar realmente não é para qualquer um; a segunda situação, porque já sabemos que o pior lugar para navegar é a proa de um barco, ainda mais fechado.

Sobrando apenas a terceira possibilidade, que é a mais coerente; ter uma cabine de apoio para casais que possuem crianças pequenas é bastante útil, para pequenos descansos.

Com isso em mente, pode-se voltar a considerar uma lancha proa aberta, que é ideal para passeios de um dia, prática de esportes como ski e wakeboard, pesca.

 

Tamanho e local de navegação

• Águas abrigadas

Uma lancha na faixa de 19 a 20 pés é a mais indicada para navegar em represas ou rios. O investimento não é grande; ela tem capacidade para 6 a 7 pessoas e pode ser usada para um passeio, esquiar, wake e pescaria.

Mas há também quem indique barcos de 18 a 24 para navegação em águas abrigadas,  com no mínimo um motor de 70 HP. Outro ponto positivo na indicação de lanchas de até 23 pés é o melhor custo-benefício em relação a guardarias em marinas e o porte confortável para viagens de media distância.

• Navegação costeira

Quem for navegar no mar, deve optar por modelos maiores, um dos motivos destacados pelos especialistas do mercado náutico é a necessidade de mais navegabilidade em caso de uma virada de tempo. Para barcos de proa aberta, o ideal é um modelo de 20 a 24 pés. Se o cliente preferir uma cabinada, pode optar por barcos de 26/27 pés.

No entanto, uma cabinada para pernoite precisa ter uma infraestrutura de apoio com banho, WC, talvez um inversor para uso de microondas e uma geladeira.

 

Fonte: Bom Barco